sábado, 20 de outubro de 2012

A difícil arte de conviver bem



    Muitos são os desafios a serem vencidos rumo ao sucesso profissional mas um deles em especial, será perene durante toda nossa trajetória: a boa convivência com os colegas de trabalho.
     Existem pessoas que conseguem este convívio agradável com todos, mas para outras é um pesadelo e uma dificuldade muito grande. Quando alguém tem as características inerentes aos vencedores, às pessoas bem sucedidas, normalmente desagrada muito certos colegas de trabalho  e isso é um problema, pois a boa convivência é fundamental para quem quer ter sucesso.
      É possível conviver bem com qualquer pessoa. Para isto é só seguir estas dicas:

 * Não conte sua vida pessoal para todos os colegas;
 * Evite saber e fazer fofocas no trabalho;
 * Não julgue ninguém;
 * Se puder ajude, quem quer que seja;
 * Cumprimente a todos, sem distinção;
 * Dê atenção às pessoas, independente do cargo que ocupam;
 * Não repare nos outros - viva sua vida, faça seu trabalho e evite reparar nos demais.

     É preciso disciplinar-se para agir assim, porém o resultado é altamente compensador, tornando o ambiente de trabalho  melhor, mais agradável e propício à produtividade.

Uma história:
“Mestre, como faço para me tornar um sábio? Boas escolhas, responde. E, como fazer boas escolhas? Experiência, diz o Mestre. E como adquirir experiência? Más escolhas, concluí”.


Fonte: Desconhecida.

A coragem e o ambiente de trabalho




por Marcelo Morro Fernandes


Todos os seres humanos precisam trabalhar para sustentar a si mesmo e sua família.
Mas não é só do salário e do dinheiro (que recebemos pela troca de oferecer nosso esforço fisíco e mental) que devemos trabalhar.
O trabalho deve gerar para nós valores que possam transformar as pessoas mais responsáveis, conscientes, competentes e compromissadas e, além de tudo com vontade de viver.

Comprometimento é nos empenhar naquilo que acreditamos e se comprometer com algo,tendo resaponsabilidades definidas e planejando sempre suas tarefas e funções na organização.

Otimismo é acreditar que nossos objetivos e nossas metas estabelecidas serão alcançados.Jamais devemos ser pessimistas, duvidar de nossa capacidade e de nossas qualidades.Tenha certeza de que tudo que se almeja só será alcançado se você acreditar em si mesmo.Nunca desista de seus sonhos, pois na vida tudo é possível basta querer.

Reconhecimento é ser lembrado pelo trabalho bem feito, pelo comprometimento exercido, pela sua força de vontade, pelo seu empenho.É ter gratidão, agradecer e reconhecer o que se foi feito.Esse é um dos principais fatores da motivação.Se não há o reconhecimento pelo trabalho, com certeza, haverá insatisfação, desmotivação, o que ocorre em muitas empresas.Mas nunca desista se dessa vez seu trabalho não foi reconhecido, acredite que em um outra oportunidade você poderá estar mais satisfeito e feliz, pois será reconhecido.
Alegria é viver em harmonia com todas as pessoas no seu local de trabalho.É manter sempre a felicidade presente, demonstrar gestos concretos como de agradecimento, reconhecimento, um 'bom dia', 'obrigado' e um 'até logo' nunca são demais,é sempre necessário e faz bem, pois mantêm nosso ambiente agradável e nos motiva a viver sempre felizes ao lado das pessoas com que passamos às vezes a maior parte do nosso tempo, que é o trabalho.
Generosidade é ajudar quem precisa, é ensinar, é atender as necessidades do nosso colega de trabalho, é ser mais humano uns com os outros.Trabalhar em grupo é fundamental e importante, pois nos torna mais abertos,companheiros, amigos e até responsáveis  por todo o grupo.É ajudando um ao outro que podemos alcançar objetivos e metas estabelecidas para o desenvolvimento e o crescimento da organização em que trabalhamos.
 Entusiasmo é ter força de vontade, é estar alegre orgulhoso e viver em harmonia consigo mesmo. É também manter a felicidade presente em sua vida e passar para os outros carisma e sua alegria de viver.

É dessa forma que temos que buscar manter um equilíbrio pessoal em relação a todas as nossas atitudes e comportamentos, criando fatores que nos possibilitam viver tranquilamente em nosso cotidiano.
Para que haja desenvolvimento pessoal é importante sempre nos questionarmos: "Que comprometimento estou tendo comigo mesmo,na minha vida e no cumprimento das minhas metas e dos meus objetivos?"; "Estou sendo uma pessoa otimista e estou tendo entusiasmo em tudo o que eu faço?"; "Busco ser reconhecido pelo trabalho que estou desenvolvendo?"; "Tenho alegria todos os dias ao acordar?"
Neste novo século que vem se iniciando, precisamos definir metas para cada passo de nossas vidas: "O que queremos para nosso futuro?"; "Como alcançar nossos objetivos?"; "Quando queremos realizar nossos desejos?".
Mas o principal questionamento que devemos fazer é: "De que forma irei atingir essas metas estabelecidas?" e "Como será o meu comportamento a partir de hoje?"
Enfim, com estas idéias conseguimos definir e refletir bem sobre a importância de estarmos sempre nos desenvolvendo.

Para refletir


Paciência

Entender que tudo tem o seu tempo. Que tudo vem a seu tempo. Dar o tempo necessário. Para crescer, brotar, florescer. Aceitar o ciclo da vida. Respeitar o fluxo do tempo. Observar o tempo passar. ESPERAR O TEMPO CERTO. Pra plantar. Pra colher. Pra agir. Pra seguir. Pra aprender.