A busca por um emprego pode ser uma tarefa difícil, especialmente em tempos de crise para quem nunca trabalhou. Entretanto, é possível que essa experiência permita que o candidado passe a conhecer melhor sua qualidades e defeitos, buscando vagas que se aproximem mais de seu perfil. Este processo é fundamental na hora da temida entrevista de emprego, momento no qual o recrutador pode abordar mais diretamente o candidato sobre suas qualificações e características. Ainda que estas características variem de vaga para vaga, algumas costumam ser unanimidade entre os empregadores. Vejam algumas:
Autoconfiança
Empregadores buscam pessoas que estejam prontas para sair da zona de conforto a qualquer momento. Para que isso aconteça, é imprescindível confiar o próprio trabalho, conhecer as prórpias habilidades e saber até que ponto você pode incentivar os colegas e contribuir para o crescimento da empresa em que trabalha.
Trabalhar em Equipe
Saber como trabalhar em equipe é um exercício saudável para qualquer pessoa, já que isso ajuda a desenvolver a capacidade de ouvir, interpretar, receber críticas e respeitar opiniões divergentes. Ao fazer parte de uma equipe, é preciso deixar de lado o ego e colaborar com outros funcionários para que a equipe conquiste um desafio comum.
Flexibilidade
Os empregadores não procuram alguém que sabe apenas seguir as ordens. A peferência é por funcionários que saibam improvisar diante dos obstáculos da profissão, agindo com rapidez e eficiência mesmo sem planejamento. Além disso, é importante se mostrar aberto as mudanças no emprego e a trabalhar ao lado de pessoas com diferentes visões de mundo.
Iniciativa
As empresas também procuram pessoas que não pensam duas vezes em tomar iniciativa sempre que possível. Seja sugerindo ideias, liderando novos projetos ou agindo com rapidez e eficiência, é importante considerar esta característica desejada pelos recrutadores, por mais que a timidez e o medo de errar possam ser problemas para você.
De olho no cliente
Você já deve ter ouvido falar "O cliente tem sempre razão". Por isso as empresas buscam pessoas que saibam enxergar as necessidades dos clientes e transformá-las em metas e projetos concretos. Neste sentido, é fundamental ser simpático, prestativo e aberto ao diálogo.
Poder de convencimento
Apresentar uma nova ideia pode ser uma tarefa bastante complicada, principalmente se ela envolve mudanças radicais. Num trabalho em equipe, além de motivar os colegas, é preciso envolvê-los a seguir propostas e planos. Para isso, se certifique de que você conhece o projeto a fundo e de que está passando a mensagem corretamente.
Empatia
Saber lidar com os problemas de outras pessoas e com as dificuldades no trabalho é outra habilidade muito valorizada pelos recrutadores, espcialmente para quem atua na área de atendimento ao cliente. Ouvir, compreender, tirar dúvidas, se mostrar disposto a oferecer opções fazem parte da atuação de um profissional empático.
Competitividade
É muito importante ser competitivo no atual mercado de trabalho, com a concorrência entre empresas e até mesmo entre empregados cada vez mais acirrada. Entretanto, a competitividade deve permanecer em um nivel sadio que não prejudique o desempenho no trabalho e nem coloque a atuação dos colegas em risco, pelo contrário, que seja uma ferramenta para estimulá-los. Os empregadores estão sempre a procura de quem consiga seguir metas e batê-las.
Visão de negócio
Nos últimos anos, com a tecnologia cada vez mais presente em todos os tipos de ocupação, muitas áreas sofreram mudanças radicais. Numa entrevista de emprego, os recrutadores procuram candidados sensíveis a essas transformações, que vejam nosvas possibilidades de negócios e que sejam capazes de se antecipar ao restante do mercado. Para isso, é fundamental estar bem informado, lendo jornais, revistas e outros meios de comunicação sobre a sua área de atuação.
Fonte: http://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida/mundo-moderno/confira-10-habilidades-que-todo-empregador-busca-em-seus-funcion%C3%A1rios/ss-CCfwg2?ocid=mailsignoutmd#image=1