terça-feira, 21 de julho de 2015

Quem fica na empresa pode sofrer com sobrecarga e incerteza sobre o futuro da equipe – saiba como evitar esse tipo de tensão



Quando um colaborador pede pra sair de uma hora para a outra, gestores têm de enfrentar um grande desafio operacional: como conseguir cumprir com todas as responsabilidades sem sobrecarregar o resto da equipe? Primeiro, compartilhe a notícia. Explique a situação e assegure a seu time que você está trabalhando para fazer a reposição de forma justa. Deixe-os saber que terão um problema de “sobrecarga de trabalho” por um período, mas use esse desligamento como uma oportunidade para falar sobre carreira e oportunidades de crescimento. Diga, por exemplo: “O Frank está saindo. Há alguma coisa que ele costumava fazer que você tem o interesse de aprender ou experimentar?”
Coloque a vaga à disposição de candidatos o mais breve possível. Isso ajuda a equipe a entender a situação como temporária. Peça para que listem quais habilidades, tempo de experiência e características eles acham que o novo contratado deve possuir. Eventualmente, eles podem conhecer alguém que preencheria bem a vaga, ou abrir a possibilidade de uma promoção interna.

De Harvard Business Review