quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Visão de mundo - Forma de ver, perceber e interpretar acontecimentos. 

      Com essa visão podemos compreender e transformar o mundo ao nosso redor e também nos tranformar. Em outras palavras a visão de mundo é um conjunto de interpretações dos acontecimentos do nosso dia-a-dia e o modo como reagimos a eles.

     Nesse sentido, não vamos classificar uma reação como certa ou errada. Cada pessoa tem a sua maneira particular de enxergar os fatos e de se expressar apartir deles. Além disso, temos que lembrar que o mundo está em constante transformação e isso nos influência.

holístico > grego holos = totalidade


A diferença do pensamento Linear x pensamento Holístico


  • Pensamento Linear leva a identificação de todas as partes para se entender o todo.
  • Pensamento Holístico faz com que se perceba o todo, um casal de idosos se olhando de frente e depois se identificasse como cada parte contribui e influência a visão total.
     As pessoas vistas sobre um pensamento holístico também são parte de um sistema maior, no qual inúmeros fatores também influência.

      O que nós somos e como nos vemos no mundo é resultado de nossa família, nossos amigos, da sociedade ou comunidade onde vivemos, da cultura e dos valores que consideramos importantes.
É por isso que as pessoas mesmo vivendo em um mesmo mundo podem ter maneiras diferentes de ver, sentir e se experimentar aos acontecimentos.
        
       O contexto em que vivemos também tem passado por grandes transformações e isso gera um impacto direto sobre nós.

    Fenômenos recentes como a Globalização e o Desenvolvimento científico e tecnológico mudaram e continuam mudando profundamente o nosso modo de viver. Isso influência, por exemplo, no modo como nos relacionamos e nos posicionamos e acima de tudo nos fazem rever os nossos valores.

    Nos últimos anos vários movimentos ligados a sustentabilidade vem surgindo no mundo, no sentido de identificar valores comuns a todos nós. Um exemplo é a Earth Charter Iniciative, uma declaração global sobre ética e valores para um futuro sustentável endoçada por mais de duas mil organizações incluindo a UNESCO.

Nessa declaração, estão propostos 16 princípios, divididos em 4 categorias:

  1. Respeito e cuidado pela comunidade
  2. Integridade econômica
  3. Justiça econômica
  4. Democracia, não violência e paz
          O que se espera de inciativas como essas é que a tendência com o pensamento holístico possa se expandir em um âmbito global e dar origem as inovações sustentáveis, ou seja, tecnologia e ideologias que trabalhem juntas, ou em convergência para garantir aintegridade e manutenção na vida no planeta.

       Da mesma forma em que um nível individual, o esperado é que as pessoas passem a tomar consciência do seu papel no mundo e passem a se posicionar de forma menos egoísta e cada vez de forma mais comprometida com o todo.


Parte do conteúdo video aula Faculdade Pitágoras

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O Marketing Pessoal


Você já sabe que o ser humano é um ser social, em outras palavras somos seres de relações com os outros, com os nossos iguais.
A interação humana que se estabelece entre pessoas reais e concretas parte do princípio que só pode existir um eu se existir um você.
Esse universo do qual enxergamos a nós próprios e aos outros carrega a dimensão da:

  • Reciprocidade
  • Solidariedade
  • Tolerância
  • Respeito ao outro, ou seja, respeito às diferenças

Mesmo com o caminho de vida único e singular somos lançados a concretizar o nosso desenvolvimento pessoal na relação constante e ineterruptos com outras pessoas que nos cercam.


Para as relações interpessoais é importante vencer a mera luta pela sobrevivência e ser capaz de estabelecer um mundo de convivência responsável, saudável e cooperante.
Sabemos que toda marca é construída, seja de carro ou roupa, o mesmo acontece com a marca pessoal. Quando falamos da construção da marca pessoal, alguns aspectos devem ser levados em conta. Em primeiro lugar, dentro do jogo coorporativo, você precisa vende a si mesmo, ou seja, investir na gestão da sua imagem e também no planejamento da sua carreira. Também é importante estabelecer, desenvolver e também aprimorar o seu marketing pessoal.

De forma geral, o marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias e ações que levam a promoção, ao desenvolvimento e a sustentação de um serviço ou produto no mercado.
Trazendo esse conceito para o marketing pessoal, o objetivo é de fortalecer a imagem de uma pessoa e aumentar a aceitação do público por essa pessoa.

O marketing pessoal tem uma imagem concreta fácil de imaginar. Tome a si próprio como se fosse um produto, progete a imagem de uma marca a você mesmo. Uma alto reflexão pode ajudar a imaginar o estágio em que a sua marca se encontra. Pergunte a si mesmo: "O que as pessoas pensam ao ouvirem falar o meu nome? De que tipo de sentimento é suscitado nas pessoas ao me encontrarem?Sou notado em meio a várias pessoas?De que forma?"

"Aparentar ter competência é tã importante quanto a própria competência"

                                                                                              Chuck Lieppe


Cuide da sua embalagem já que esse é o ponto de partida da construção da sua imagem.

"Você não terá uma segunda oportunidade de causar uma boa primeira impressão", nesse caso dê uma atenção especial a sua aparência. Isso envolve aspectos como:

  • Higiene
  • Trajes apropriados de acordo com os ambientes
  • Equilíbrio no uso de acessórios
  • Respeito às normas de etiqueta
  • Postura
  • Vocabulário
  • Vida saudável

O conteúdo da sua marca também é muito importante, neste caso cuide da sua formação e desenvolva a sua competência. Em termos de formação, faça um curso superior, empenhe-se na realização dos trabalhos, alie-se aos professores, invista em dar prosseguimento aos estudos.


Você mais do que ninguém é quem faz o seu curso ser uma experiência valorosa e indescritível. Uma formação vai ser composta pelo seu diploma, mas também pelos livros que ler, pelas pessoas que conhecer, pelos trabalhos que elaborar e pelos debates que participar.
Por outro lado, investir na sua competência é aprimorar a sua iniciativa, ética, persistência, criatividade, planejamento, comprometimento e ousadia.

Exercer sistematicamente a autoreflexão, dizendo quais são competências estão sendo praticadas por você e quais precisam mais atenção e dedicação.
Por fim, depois de ter construído a sua marca profissional, diferenciada e confiável, ela precisa ser conhecida e divulgada por outras pessoas.

Em outras palavras, para consolidar a sua marca, você precisa de visibilidade. Participe de eventos, palestras, lançamentos de livros e cerimoniais. Esteja sempre com o seu cartão de visitas em mãos para distribuir nessas ocasiões. Aproveite também para usufruir das vantagens que a internet proporciona. Seja visto atraves do seu Website, blog e canal de vídeos, pois muitos desses serviços são gratuitos.
Incremente seu site com experiências profissionais, artigos, sonhos, projetos e links para outros sites. 
Coloque a palavra network em ação e amplie a sua rede de relacionamentos. 

Vale a pena investir em sua marca!



Giselle di Paula

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

As redes sociais


Seja em casa, no trabalho, na rua ou mesmo na internet, o tempo todo nós estamos interagindo com as outras pessoas. Você já parou pra pensar na importância dessas interações ou de que forma elas podem ser construtivas e produtivas na sua vida?
Pensar no ser humano como um ser social implica em entender, em primeiro lugar, que ele passa por diferentes processos ao longo de sua vida.
Da primeira infância a terceira idade, cada um desses estágios tem a sua importância na construção da personalidade e da sociabilidade do indivíduo.
Os ambientes sociais em que vivemos, sejam familiar, profissonal ou escolar influênciam o nosso desenvolvimento. É uma espécie de processo educativo mudando os comportamentos e características que julgamos adequadas para cada contexto.
A inserção no mundo do trabalho exige o desenvolvimento ou o aperfeiçõamento contínuo de diversas habilidades, principalmente as habilidades profissionais. Essas habilidades podem ser definidas como comportamentos sociais que uma pessoa adota ou assume para que possa lidar adequadamente com as exigências do ambiente.
Em outras palavras, ter habilidades sociais significa ter a capacidade de agir e interagir, a fim de desenvolver ou manter relações em diferentes contextos. Um exemplo disso são as habilidades sociais de trabalho que inclui relacionamentos interpessoais satisfatórios para realizações de trabalhos e projetos e a expressão de sentimentos positivos como a amizade,a solidariedade e companheirismo.
Todos esses fatos beneficiam no ambiente corporativo. Por outro lado, problemas ligados a dificuldades de relacionamentos podem dar origem a situações extremamente negativos. Um exemplo disso é o assédio moral, que é uma conduta de tortura psicológica de um grupo de pessoas a outra.
DE maneira geral as habilidades sociais compõe o que podemos chamar de Desenvolvimento Social Competente e servem de base do que se denomina como Marketing Pessoal. Nesse sentido dois pontos merecem atenção especial.
O poder pessoal que surge da forma e impacto de nossa apresentação às outras pessoas e depende principalmente das impressões gerais que causamos nos outros. E o poder dos relacionamentos que também podemos entender como a forma que resulta no somatório de conhecimentos e influência o que conquistamos durante a vida.
Esse poder também pode ser traduzidos pelo que chamamos de Networking, processo pelo qual nós estabelecemos contatos e trocamos experiências e informações com diferentes pessoas ai longo de toda a vida.
Nos últimos anos o Networking vem sendo facilitado e potencializado pela tecnologia, principalmente pelas redes sociais. Um exemplo disso é o Linkedin, uma rede focada no campo profissional e muito utilizada pelo relacionamento de contatos quanto para buscas de novas oportunidades no mercado de trabalho.
Entender e refletir sobre as habilidades sociais leva ao desenvolvimento chamado Competência Social, ou seja, a capacidade que cada indivíduo tem de organizar pensamentos, sentimentos e açõesconsiderando is seus objetivos e valores, de acordo com as demandas do ambiente.
A competência social é muito importante nas nossas vidas e devem ser desenvolvidas sempre que possível. Pessoas socialmente competentes contribuem para maximização dos ganhos e a minimização das perdas, tanto para si mesmas, quanto para aquelas que interagem.
O Brasil foi formado pela miscigenação de muitos povos e que por isso não existem por aqui preconceitos de cor e de raça, mas na prática existem enormes desigualdades sociais principalmente entre brancos e negros. Essas desigualdades são refletidas, por exemplo, nas diferenças salariais e no aceso a educaão. Além disso, vários dados do IBGE relacionados as diferenças de renda e escolaridade às classificações raciais.
Nessa análise sobre o debate étnico racial, a um tema que tem sido debatido intensamente pela sociedade brasileira, principalmente nos últimos anos. As políticas de ação afirmativa, o debate em torno do uso do conceito de raça nas políticas afirmativas tem se constituído como um campo de disputas que está longe de atingir um consenso.
Por isso a importância em se investir tanto nos relacionamentos pessoais quanto nos profissionais, não só nos momentos de necessidades mas ao longo de toda a vida. Também é importante construirmos nossa marca pessoal e profissional de forma verdadeira e positiva sem se esquecer dos seus valores, afinal cada um de nós é responsável pelas escolhas e pelos esforços em realizar aos nossos objetivos; e que isso deve ser feito acima de tudo, com respeito às diferenças.

Giselle di Paula