quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Visão de mundo - Forma de ver, perceber e interpretar acontecimentos. 

      Com essa visão podemos compreender e transformar o mundo ao nosso redor e também nos tranformar. Em outras palavras a visão de mundo é um conjunto de interpretações dos acontecimentos do nosso dia-a-dia e o modo como reagimos a eles.

     Nesse sentido, não vamos classificar uma reação como certa ou errada. Cada pessoa tem a sua maneira particular de enxergar os fatos e de se expressar apartir deles. Além disso, temos que lembrar que o mundo está em constante transformação e isso nos influência.

holístico > grego holos = totalidade


A diferença do pensamento Linear x pensamento Holístico


  • Pensamento Linear leva a identificação de todas as partes para se entender o todo.
  • Pensamento Holístico faz com que se perceba o todo, um casal de idosos se olhando de frente e depois se identificasse como cada parte contribui e influência a visão total.
     As pessoas vistas sobre um pensamento holístico também são parte de um sistema maior, no qual inúmeros fatores também influência.

      O que nós somos e como nos vemos no mundo é resultado de nossa família, nossos amigos, da sociedade ou comunidade onde vivemos, da cultura e dos valores que consideramos importantes.
É por isso que as pessoas mesmo vivendo em um mesmo mundo podem ter maneiras diferentes de ver, sentir e se experimentar aos acontecimentos.
        
       O contexto em que vivemos também tem passado por grandes transformações e isso gera um impacto direto sobre nós.

    Fenômenos recentes como a Globalização e o Desenvolvimento científico e tecnológico mudaram e continuam mudando profundamente o nosso modo de viver. Isso influência, por exemplo, no modo como nos relacionamos e nos posicionamos e acima de tudo nos fazem rever os nossos valores.

    Nos últimos anos vários movimentos ligados a sustentabilidade vem surgindo no mundo, no sentido de identificar valores comuns a todos nós. Um exemplo é a Earth Charter Iniciative, uma declaração global sobre ética e valores para um futuro sustentável endoçada por mais de duas mil organizações incluindo a UNESCO.

Nessa declaração, estão propostos 16 princípios, divididos em 4 categorias:

  1. Respeito e cuidado pela comunidade
  2. Integridade econômica
  3. Justiça econômica
  4. Democracia, não violência e paz
          O que se espera de inciativas como essas é que a tendência com o pensamento holístico possa se expandir em um âmbito global e dar origem as inovações sustentáveis, ou seja, tecnologia e ideologias que trabalhem juntas, ou em convergência para garantir aintegridade e manutenção na vida no planeta.

       Da mesma forma em que um nível individual, o esperado é que as pessoas passem a tomar consciência do seu papel no mundo e passem a se posicionar de forma menos egoísta e cada vez de forma mais comprometida com o todo.


Parte do conteúdo video aula Faculdade Pitágoras