Você já sabe que o ser humano é um ser social, em outras palavras somos seres de relações com os outros, com os nossos iguais.
A interação humana que se estabelece entre pessoas reais e concretas parte do princípio que só pode existir um eu se existir um você.
Esse universo do qual enxergamos a nós próprios e aos outros carrega a dimensão da:
- Reciprocidade
- Solidariedade
- Tolerância
- Respeito ao outro, ou seja, respeito às diferenças
Mesmo com o caminho de vida único e singular somos lançados a concretizar o nosso desenvolvimento pessoal na relação constante e ineterruptos com outras pessoas que nos cercam.
Para as relações interpessoais é importante vencer a mera luta pela sobrevivência e ser capaz de estabelecer um mundo de convivência responsável, saudável e cooperante.
Sabemos que toda marca é construída, seja de carro ou roupa, o mesmo acontece com a marca pessoal. Quando falamos da construção da marca pessoal, alguns aspectos devem ser levados em conta. Em primeiro lugar, dentro do jogo coorporativo, você precisa vende a si mesmo, ou seja, investir na gestão da sua imagem e também no planejamento da sua carreira. Também é importante estabelecer, desenvolver e também aprimorar o seu marketing pessoal.
De forma geral, o marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias e ações que levam a promoção, ao desenvolvimento e a sustentação de um serviço ou produto no mercado.
Trazendo esse conceito para o marketing pessoal, o objetivo é de fortalecer a imagem de uma pessoa e aumentar a aceitação do público por essa pessoa.
O marketing pessoal tem uma imagem concreta fácil de imaginar. Tome a si próprio como se fosse um produto, progete a imagem de uma marca a você mesmo. Uma alto reflexão pode ajudar a imaginar o estágio em que a sua marca se encontra. Pergunte a si mesmo: "O que as pessoas pensam ao ouvirem falar o meu nome? De que tipo de sentimento é suscitado nas pessoas ao me encontrarem?Sou notado em meio a várias pessoas?De que forma?"
"Aparentar ter competência é tã importante quanto a própria competência"
Chuck Lieppe
Cuide da sua embalagem já que esse é o ponto de partida da construção da sua imagem.
"Você não terá uma segunda oportunidade de causar uma boa primeira impressão", nesse caso dê uma atenção especial a sua aparência. Isso envolve aspectos como:
- Higiene
- Trajes apropriados de acordo com os ambientes
- Equilíbrio no uso de acessórios
- Respeito às normas de etiqueta
- Postura
- Vocabulário
- Vida saudável
O conteúdo da sua marca também é muito importante, neste caso cuide da sua formação e desenvolva a sua competência. Em termos de formação, faça um curso superior, empenhe-se na realização dos trabalhos, alie-se aos professores, invista em dar prosseguimento aos estudos.
Você mais do que ninguém é quem faz o seu curso ser uma experiência valorosa e indescritível. Uma formação vai ser composta pelo seu diploma, mas também pelos livros que ler, pelas pessoas que conhecer, pelos trabalhos que elaborar e pelos debates que participar.
Por outro lado, investir na sua competência é aprimorar a sua iniciativa, ética, persistência, criatividade, planejamento, comprometimento e ousadia.
Exercer sistematicamente a autoreflexão, dizendo quais são competências estão sendo praticadas por você e quais precisam mais atenção e dedicação.
Por fim, depois de ter construído a sua marca profissional, diferenciada e confiável, ela precisa ser conhecida e divulgada por outras pessoas.
Em outras palavras, para consolidar a sua marca, você precisa de visibilidade. Participe de eventos, palestras, lançamentos de livros e cerimoniais. Esteja sempre com o seu cartão de visitas em mãos para distribuir nessas ocasiões. Aproveite também para usufruir das vantagens que a internet proporciona. Seja visto atraves do seu Website, blog e canal de vídeos, pois muitos desses serviços são gratuitos.
Incremente seu site com experiências profissionais, artigos, sonhos, projetos e links para outros sites.
Coloque a palavra network em ação e amplie a sua rede de relacionamentos.
Vale a pena investir em sua marca!
Giselle di Paula