segunda-feira, 3 de agosto de 2015

As redes sociais


Seja em casa, no trabalho, na rua ou mesmo na internet, o tempo todo nós estamos interagindo com as outras pessoas. Você já parou pra pensar na importância dessas interações ou de que forma elas podem ser construtivas e produtivas na sua vida?
Pensar no ser humano como um ser social implica em entender, em primeiro lugar, que ele passa por diferentes processos ao longo de sua vida.
Da primeira infância a terceira idade, cada um desses estágios tem a sua importância na construção da personalidade e da sociabilidade do indivíduo.
Os ambientes sociais em que vivemos, sejam familiar, profissonal ou escolar influênciam o nosso desenvolvimento. É uma espécie de processo educativo mudando os comportamentos e características que julgamos adequadas para cada contexto.
A inserção no mundo do trabalho exige o desenvolvimento ou o aperfeiçõamento contínuo de diversas habilidades, principalmente as habilidades profissionais. Essas habilidades podem ser definidas como comportamentos sociais que uma pessoa adota ou assume para que possa lidar adequadamente com as exigências do ambiente.
Em outras palavras, ter habilidades sociais significa ter a capacidade de agir e interagir, a fim de desenvolver ou manter relações em diferentes contextos. Um exemplo disso são as habilidades sociais de trabalho que inclui relacionamentos interpessoais satisfatórios para realizações de trabalhos e projetos e a expressão de sentimentos positivos como a amizade,a solidariedade e companheirismo.
Todos esses fatos beneficiam no ambiente corporativo. Por outro lado, problemas ligados a dificuldades de relacionamentos podem dar origem a situações extremamente negativos. Um exemplo disso é o assédio moral, que é uma conduta de tortura psicológica de um grupo de pessoas a outra.
DE maneira geral as habilidades sociais compõe o que podemos chamar de Desenvolvimento Social Competente e servem de base do que se denomina como Marketing Pessoal. Nesse sentido dois pontos merecem atenção especial.
O poder pessoal que surge da forma e impacto de nossa apresentação às outras pessoas e depende principalmente das impressões gerais que causamos nos outros. E o poder dos relacionamentos que também podemos entender como a forma que resulta no somatório de conhecimentos e influência o que conquistamos durante a vida.
Esse poder também pode ser traduzidos pelo que chamamos de Networking, processo pelo qual nós estabelecemos contatos e trocamos experiências e informações com diferentes pessoas ai longo de toda a vida.
Nos últimos anos o Networking vem sendo facilitado e potencializado pela tecnologia, principalmente pelas redes sociais. Um exemplo disso é o Linkedin, uma rede focada no campo profissional e muito utilizada pelo relacionamento de contatos quanto para buscas de novas oportunidades no mercado de trabalho.
Entender e refletir sobre as habilidades sociais leva ao desenvolvimento chamado Competência Social, ou seja, a capacidade que cada indivíduo tem de organizar pensamentos, sentimentos e açõesconsiderando is seus objetivos e valores, de acordo com as demandas do ambiente.
A competência social é muito importante nas nossas vidas e devem ser desenvolvidas sempre que possível. Pessoas socialmente competentes contribuem para maximização dos ganhos e a minimização das perdas, tanto para si mesmas, quanto para aquelas que interagem.
O Brasil foi formado pela miscigenação de muitos povos e que por isso não existem por aqui preconceitos de cor e de raça, mas na prática existem enormes desigualdades sociais principalmente entre brancos e negros. Essas desigualdades são refletidas, por exemplo, nas diferenças salariais e no aceso a educaão. Além disso, vários dados do IBGE relacionados as diferenças de renda e escolaridade às classificações raciais.
Nessa análise sobre o debate étnico racial, a um tema que tem sido debatido intensamente pela sociedade brasileira, principalmente nos últimos anos. As políticas de ação afirmativa, o debate em torno do uso do conceito de raça nas políticas afirmativas tem se constituído como um campo de disputas que está longe de atingir um consenso.
Por isso a importância em se investir tanto nos relacionamentos pessoais quanto nos profissionais, não só nos momentos de necessidades mas ao longo de toda a vida. Também é importante construirmos nossa marca pessoal e profissional de forma verdadeira e positiva sem se esquecer dos seus valores, afinal cada um de nós é responsável pelas escolhas e pelos esforços em realizar aos nossos objetivos; e que isso deve ser feito acima de tudo, com respeito às diferenças.

Giselle di Paula