quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A) Organizações

A sociedade é formada de instituições chamadas Organizações. Essas organizações são diversificadas, formadas de estruturas, objetivos e tamanhos diferentes, como pequenas e grandes empresas, escolas, igrejas, sindicatos, etc.

As organizações podem ser lucrativas, como as empresas, ou não, como o exército, a igreja e essas organizações precisam ser administradas. Então percebe-se o campo enorme dessa atividade.

Em decorrência disso, a administração revela-se como uma das áreas mais complexas de desafios e características interessantes.

Quando a organização possui áreas que se interagem, empenhando seus objetivos específicos em prol do objetivo geral, os resultados são melhores. O "todo" é maior do que a soma das partes. Chamaso isso de Sinergia.

B) A administração existe há muito tempo

A preocupação existe desde a antiguidade, mas até o século XX, os resultados na área da administração se desenolveram com bastante lentidão. Somente a partir deste século houve notável progresso e inovação.

A administração sofreu influências da filosofia, através do filósofos com SOCRATES (470 a.C à 399 a.C), que dizia que a dministração é uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Platão 429 a.C à 347 a. C), preocupava-se profundamente com os problemas políticos e sociais do povo grego. René Descartes (1596 a 1650), com seu método cartesiano, onde cita vários principíos que são usados pela moderna administração como a divisão do trabalho, da ordem, do controle.

A administração sofreu forte influência da organização da igreja católica, através de sua hierarquia e coordenação funcional.

A influência militar para administração ao foi fortissima no desenvolvimento de teorias da administração ao longo tempo. A escala hierárquica, o comando de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade, o planejamento estratégico.

A administração encontra-se hoje, como um resultado histórico de contribuições cumulativas, de filósofos, estadistas, empresários, líderes.

Verifica-se na histórias, um exemplo fantástico de planejamento e organização, relatado na Bíblia, quando Moises seguindo os conselhos de seu sogro, escolheu representantes do povo.

C) A Administração hoje

A partir daí surgiram novas abordagens a respeito da administração e até hoje todas se interagem e o homem busca a cada dia evoluir neste processo de integração entre capital, trabalho e pessoas, considerando as cinco variáveis: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia. A administração hoje é um fenômeno universal e cada organização requer tomada de decisões, coordenação, condução de pessoas, obtenção e alocação de recursos.

Hoje verificamos uma grande mudança na economia mundial. Os países estão deixando de atuar somente em seus mercados internos para se projetarem em negócios internacionais.

O mercado Comum Europeu, o Nafta, o Mercosul, a ALCA, de acordo como estes refletem a globalização da economia. E diante da abertura do mercado, as empresas precisam estar preparadas para a concorrência.