Em um mundo globalizado, competitivo, o sistema de trabalho mudou. Cada funcionário é dono de seu trabalho e precisa cuidar dele da melhor forma possível. Ao lado dele, está o líder, mas este está ali para facilitar a vida de todos.
O problema é que a maioria das empresas não tem líderes. Elas têm menos chefes. E qual é a diferença entre um líder e um chefe?
Observe:
- O chefe conduz as pessoas; o líder aconselha.
- O chefe inspira o medo; o líder, o entusiasmo.
- O chefe diz "eu"; o líder, "nós".
- O chefe se preocupa com as coisas; o líder, compessoas.
- O chefe colhe os louros; o líder os distribui.
- O chefe enxerga o hoje; o líder contempla o amanhã.
COMANDANTE
|
VISIONÁRIO
|
ESTRATEGISTA
|
EXECUTOR
| |
Como é
|
Confiante, exigente, agressivo.
|
Ousado, criativo, entusiasmado.
|
Metódico, racional, analítico.
|
Rígido, detalhista, eficiente.
|
Ponto forte
|
Motiva a equipe e sabe conquistar a lealdade.
|
Inovador, sabe vender idéias. Tem visão ao longo prazo.
|
É o mais inteligente dos alfas. Sabe encontrar oportunidades de negócio.
|
Esmera-se em cada passo do caminho. Sabe tirar o melhor das pessoas.
|
Ponto fraco
|
Cria ansiedade e não sabe delegar.
|
Soa arrogante e manipulador. Pensa no futuro e esquece o presente.
|
Parece um sabe tudo. Intransigente, não trabalha em equipe.
|
Se envolve demais no trabalho dos outros. Impaciente.
|
Como lidar com ele
|
Demonstra lealdade.
|
Mostra curiosidade sobre seus planos.
|
Quando tiver de discordar dele, elabore uma boa argumentação.
|
Cumpre prazos.
|