Objetivo
Ressaltar a importância da apresentação pessoal e da postura profissional, proporcionando ao cliente Excelência em cada atendimento efetuado pela equipe.
Os pecados no Atendimento
- Apatia = Quando os colaboradores da empresa não demonstram que importam com os clientes.
- Má vontade = Os colabradores tentam se livrar dos clientes, sem resolver o problema dele.
- Frieza = O cliente tratado de forma distante até desagradável.
- Desdém = Tratar o cliente de forma a dar impressão de que ele não sabe do que está falando.
- Robotismo = Quando o colaborador deixade agir como uma pessoa, e derepente sempre a mesma coisa, da mesma maneira, como se a resposta fosse automática.
- Jogo da responsabilidade = A síndrome do vai-pra-lá-e-vai-pra-cá. Mandar o cliente de um lado para o outro, sem nunca resolver nada.
A excelência no atendimento depende de:
- Boa Apresentação
- Boa Postura
- Simpatia
- Empatia (coloque-se no lugar do cliente para entendê-lo melhor)
- Escutar
- Gentileza / Educação
- Disposição
- Rapidez / Tempo
- Qualidade
- Tranquilidade
- Gírias e vícios de linguagem (a não utilização)
Nossa imagem, transmitida pela postura que adotamos, muitas vezes define como o cliente nos percebe.
Por vezes somos rotulados e também, rotulamos os outros...
Reflexão: "Qual a imagem que eu transmito?"
Higiene & Apresentação Pessoal
- Banho diário;
- O uso de desodorantes, especialmente no verão. No entando, devem ser evitados os que possuem cheiros muito fortes;
- Lavar as mãos sempre que necessário, especialmente antes das refeições;
- É importante manter as unhas limpas e bem cortadas;
- A higiene oral é considerada a melhor forma de prevenção de cáries, gengivite e outros problemas na boca, além de ajudar a prevenir o mau-hálito;
- Cabelos e bigodes bem cuidados;
- Barbear-se diariamente;
- O uniforme dee estar sempre limpo, passado e em ótimas condições de uso;
- Sapatos limpos.
E como representante da empresa, cuide de si e transmita aos clientes suas melhores qualidades!
"Atendimento ao cliente não é uma técnica a ser implantada, mas uma postura a ser cultivada".
Mario Persona