"Deleguei sem responsabilidade"
"Ao assumir a presidência do laboratório Searle, em Porto Rico, cometi um erro grave que quase acabou com a minha carreira. Ao ser consultado sobre uma campanha de um medicamento de hipertensão, dei carta branca ao departamento de marketing para fazer o que achasse mais conveniente. Eles acabaram veiculando a propaganda numa emissora de rádio - algo proibido pelo Food and Drug Administration (FDA), entidade americana responsável pela autorização de venda de remédios. Dias depois, um inspetor do FDA apareceu na empresa para cobrar uma multa. A unidade de Porto Rico foi ameaçada de fechar e tivemos de arcar com o custo de mandar cartas para todos os médicos, explicando o ocorrido. Pior ainda acabamos denegrindo a imagem do medicamento e estimulando as vendas da concorrência.
Os seis executivos de marketing, que tentaram contornar a situação com o inspetor, foram demitidos. Como não participei disso fui mantido na empresa".
Análise dos especialistas
Grieco deveria ter estudado mais as leis do país, a cultura e principalmente o nível de competência de sua equipe. Delegar não é dar liberdade total. E mostrar o que se quer, estipular as metas e saber quais são os caminhos a serem tomados. A equipe pode ter autonomia para escolher a estratégia que julgar mais adequada, mas a presidente deve estar a par de todas as decisões importantes.
www.exame.com.br - Acesso em 25 de Maio de 2005
Delegação
É a busca do alcanse de objetivos por meio do esforço compartilhado. O gerente transfere poderes, funções ou tarefas a outras pessoas, mas preserva a responsabilidade final pelos resultados.
Caminhos para a Delegação
1) Atitude
- Desejar atingir objetivos por meio de outros;
- Ser um realizador de metas;
- Considerar os subordinados como colaboradores.
2) Hábito
- Substituir antigos procedimentos por novos;
- Escolher o delegado;
- Selecionar as tarefas a serem delegadas.
3) Técnicas
- Acompanhar a execução da tarefa;
- Avaliar os resultados
A quem Delegar
- Quem é a pessoa certa?
- Que conhecimentos e experiências ela tem?
- Qual é a extensão dos seus conhecimentos?
- Que habilidade interpessoais ela possui?
- Quais são os seus interesses e as suas atitudes?
- Qual é a sua carga atual de trabalho?
Elementos da Delegação eficiênte
- Definir resultados desejados;
- Definir prazos;
- Apresentar os recursos disponíveis;
- Não delegar meias tarefas;
- Informar as razões da delegação;
- Informar a "o que fazer", mas não interferir no "como fazer";
- Utilizar o diálogo e a negociação ao delegar;
- Gerar expectativas positivas em relação ao desempenho;
- Apoiar o subordinado;
- Ver o erro como parte do processo;
- Acompanhar o desenvolvimento do trabalho;
- Elogiar, como forma de reconhecimento.
Benefícios da Delegação
A delegação permite ao líder:
- Planejar e estabelecer metas e prazos;
- Desenvolver e orientar seus subordinados para consecução de objetivos comuns;
- Coordenar os recursos materiais, financeiros e o potencial humano, visando ao alcance desses objetivos;
- Assegurar que a empresa esteja caminhando em função de suas metas;
- Ampliar a visão e o enriquecimento das funções do gerente e do subordinado;
- Ampliar a visão, o envolvimento e a motivação da equipe;
- Agilizar processos e fazer crescer a empresa.
Sinais de ausência de Delegação
Gerentes:
- Não cumprimento de prazos;
- Tarefas inacabadas;
- Horas excessivas de trabalho;
- Ausência de planejamento e acompanhamento das ações;
- Férias acumuldas.
Equipe:
- Pouco envolvimento e aproveitamento de potencialidades;
- Pouca motivação;
- Não tomam decisões, não tem iniciativa;
- Não há subtítulos parao gerente.
Organização:
- Ambiente estagnado;
- Comunicação restrita, limitada;
- Decisões simples tomadas no topo;
- Métodos mais importantes que resultados;
- Atribuições se sobrepondo.