sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Delegação

"Deleguei sem responsabilidade"

"Ao assumir a presidência do laboratório Searle, em Porto Rico, cometi um erro grave que quase acabou com a minha carreira. Ao ser consultado sobre uma campanha de um medicamento de hipertensão, dei carta branca ao departamento de marketing para fazer o que achasse mais conveniente. Eles acabaram veiculando a propaganda numa emissora de rádio - algo proibido pelo Food and Drug Administration (FDA), entidade americana responsável pela autorização de venda de remédios. Dias depois, um inspetor do FDA apareceu na empresa para cobrar uma multa. A unidade de Porto Rico foi ameaçada de fechar e tivemos de arcar com o custo de mandar cartas para todos os médicos, explicando o ocorrido. Pior ainda acabamos denegrindo a imagem do medicamento e estimulando as vendas da concorrência.

Os seis executivos de marketing, que tentaram contornar a situação com o inspetor, foram demitidos. Como não participei disso fui mantido na empresa".

Análise dos especialistas

Grieco deveria ter estudado mais as leis do país, a cultura e principalmente o nível de competência de sua equipe. Delegar não é dar liberdade total. E mostrar o que se quer, estipular as metas e saber quais são os caminhos a serem tomados. A equipe pode ter autonomia para escolher a estratégia que julgar mais adequada, mas a presidente deve estar a par de todas as decisões importantes.

www.exame.com.br - Acesso em 25 de Maio de 2005

Delegação

É a busca do alcanse de objetivos por meio do esforço compartilhado. O gerente transfere poderes, funções ou tarefas a outras pessoas, mas preserva a responsabilidade final pelos resultados.

Caminhos para a Delegação

1) Atitude


  • Desejar atingir objetivos por meio de outros;
  • Ser um realizador de metas;
  • Considerar os subordinados como colaboradores.


2) Hábito


  • Substituir antigos procedimentos por novos;
  • Escolher o delegado;
  • Selecionar as tarefas a serem delegadas.


3) Técnicas


  • Acompanhar a execução da tarefa;
  • Avaliar os resultados


A quem Delegar


  • Quem é a pessoa certa?
  • Que conhecimentos e experiências ela tem?
  • Qual é a extensão dos seus conhecimentos?
  • Que habilidade interpessoais ela possui?
  • Quais são os seus interesses e as suas atitudes?
  • Qual é a sua carga atual de trabalho?


Elementos da Delegação eficiênte


  • Definir resultados desejados;
  • Definir prazos;
  • Apresentar os recursos disponíveis;
  • Não delegar meias tarefas;
  • Informar as razões da delegação;
  • Informar a "o que fazer", mas não interferir no "como fazer";
  • Utilizar o diálogo e a negociação ao delegar;
  • Gerar expectativas positivas em relação ao desempenho;
  • Apoiar o subordinado;
  • Ver o erro como parte do processo;
  • Acompanhar o desenvolvimento do trabalho;
  • Elogiar, como forma de reconhecimento.


Benefícios da Delegação

A delegação permite ao líder:


  • Planejar e estabelecer metas e prazos;
  • Desenvolver e orientar seus subordinados para consecução de objetivos comuns;
  • Coordenar os recursos materiais, financeiros e o potencial humano, visando ao alcance desses objetivos;
  • Assegurar que a empresa esteja caminhando em função de suas metas;
  • Ampliar a visão e o enriquecimento das funções do gerente e do subordinado;
  • Ampliar a visão, o envolvimento e a motivação da equipe;
  • Agilizar processos e fazer crescer a empresa.


Sinais de ausência de Delegação

Gerentes:


  • Não cumprimento de prazos;
  • Tarefas inacabadas;
  • Horas excessivas de trabalho;
  • Ausência de planejamento e acompanhamento das ações;
  • Férias acumuldas.


Equipe:


  • Pouco envolvimento e aproveitamento de potencialidades;
  • Pouca motivação;
  • Não tomam decisões, não tem iniciativa;
  • Não há subtítulos parao gerente.


Organização:


  • Ambiente estagnado;
  • Comunicação restrita, limitada;
  • Decisões simples tomadas no topo;
  • Métodos mais importantes que resultados;
  • Atribuições se sobrepondo.