O Jeito de Jack
Como trabakha Jack Welch, um dos maiores executivos destes tempos? Um livro responde brilhantemente essa questão.
Os grandes líderes empresariais, acredita Welch, precisam ter amplas doses de energia. Mais importante: precisam saber como usá-las para reenergizar os outros.
Como um treinador de futebol, Welch participa de reuniões, transmitindo mensagens que se tornaram suamarca registrada: "O mundo dos negócios simples". "Não complique as coisas". "Enfrente a realidade". "Não tenha medo de mudanças". "Lute contra a burocracia". "Use o cérebro de seus trabalhadores". "Descubra quem tem as melhores idéias e coloque-as em prática".
Welch, hoje, é flagrado criando, nutrindo, construindo o que chama de cultura do aprendizado na GE. Ele gosta dessa frase e nunca para de falar nisso. Criar uma cultura do aprendizado na GE e, em sua opinião, a melhor forma de erradicar um dos aspectos menos atraentes da antiga empresa. Ele não tem dúvida em pedir as suas tropas para esquadrinhar a paisagem, a procura de boas idéias, estuda-las e incopora-las na vida da companhia. Quaisquer idéia se for boa, diz Welch, vale à pena considerar e adotar - não importa de onde venha, de dentro da GE ou da Wal-Mart, da Motorola ou da Mitsubishi. Welch tem uma frase exata para se referir a adoção de uma idéia. Ele a chama de "plagio legitimo".
O que é ser Líder:
Fazer com que as pessoas cresçam por meio de seu trabalho, atingindo tanto os objetivos da empresa, quanto os seus objetivos individuais.
Ser responsável por dar contribuições que afetem materialmente a capacidade da organização de trabalhar e de obter resultados.
Ser alguém que dirige as atividades de outras pessoas e assumem a responsabilidade de atingir determinados objetivos, pormeio da soma de esforços de sua equipe de trabalho.
Ser uma pessoa em posição de autoridade, responsabilidade e decisão. O grande desafio dos lideres é transformar idéias em ação.
Ser uma pessoa em posição de autoridade, responsabilidade e decisão. O grande desafio dos lideres é transformar idéias em ação.
Seja eficaz, ou seja, fazer com que as coisas certas sejam feitas.
Ser inteligente, ter imaginação e conhecimento, que são qualidades essenciais. Entretanto, somente a eficácia poderá convete-las em resultado.
Ter capacidade de realizar as atividades de maneira correta.
Condições Básicas para a Liderança Eficaz
1. Entender e estar consciente das responsabilidades da sua unidade de trabalho.
2. Identificar, entender e relacionar e relacionar-se mais profundamente com as necessidades e as expectativas dos seus clientes (pessoas ou instituições que aguardam "algo" da sua unidade de trabalho).
3. Assegurar a harmonia e a integração entre as demais unidade de trabalho da organização, evitando as duplicações de atividades ou "re-serviços".
4. Ter objetivos claros, específicos e possíveis de serem realizados, além de divulgá-los para todos os integrantes de sua equipe de trabalho.
5. Manter estilo gerencial que promova a participação efetiva dos integrantes da sua equipe de trabalho, o tratamento justo e cordial entre a equipe e o profundo respeito ao ser humano.
6. Utilizar processo gerencial que reconheça e promova, na sua área ou em qualquer outra da organização, os colaboradores que executem trabalho de excelência e que tenham talento e potencial para assumir novas e maiores responsabilidades.
7. Cerca-se de colaboradores capazes e plenamente qualificados para o exercício das suas funções.
8. Promover treinamentos permanentes para a sua equipe de trabalho, sendo um professor atento aos talentos individuais.
9. Avaliar sistematicamente sua equipe de trabalho, promovendo ações corretivas quando necessário e reforçando pontos positivos para o desenvolvimento das pessoas.
10. Promover uma comunicação fluida, em que todos tenham liberdade para colocar suas idéias, pontos de visita diversos e necessidades de aperfeiçoamento profissional.
Ações Básicas do Lídes Eficaz
- Pensar nas finalidades da organização e nas direções pelas quais ela deve ser guiada;
- Conduzir o grupo de trabalho, a fim de que a organização e o seu pessoal funcionem de modo eficaz e eficiente;
- Preocupar-se com o tratamento dispensado e as pessoas;
- Reformular alvos de desempenho;
- Liderar e priorizar o atendimento aos clientes;
- Monitorar e acompanhar sua equipe, para assegurar que as pessoas desenvolvam seu potencial;
- Buscar cumprir metas, incentivando e fazendo críticas construtivas a sua equipe, apoiando tentativas corajosas e vitorias verdadeiras;
- Desenvolver uma cultura ou um sistema baseado em princípios, mostrando a coragem e a humildade de aprender e crescer continuamente.
- Formentar e gerenciar mudanças.
Para tudo isso, basta, às vezes, perguntar coisas simples como:
- Para que fazemos isto?
- Para que desta maneira? /Quais são as alternativas?
- Quanto custa o que estamos fazendo?
- Por quê os custos estão altos?
- Quem faz mais barato e melhor?
- O que está exatamente acontecendo externamente que pode nos ajudar ou nos prejudicar?
Verdadeiros Líderes de Mudança - O que eles estão fazendo?
Verdadeiros líderes vivem os valores que disseminam e empenham-se em praticá-los de forma concreta, visivel, trabalhando lado a lado com seus colaboradores. Seu poder derva dignidade.
São atitudes comuns a esses líderes:
- Projetar e conduzir iniciativas de mudanças;
- Virar ao contrário a pirâmide organizacional, colocando no topo as pessoas de contato direto com o cliente;
- Desenvolver planos estratégicos: 'Liderar suas equipes de trabalho"; reformular alvos de desempenho;
- Liderar serviços prioritários ao cliente;
- Destruir muros e construir pontes;
- Monitorar e acompanhar sua equipe de trabalho, fazendo com que as pessoas desenvolvam seu potencial;
- Cumprir metas, incentivando e fazendo críticas construtivas a sua equipe e apoiando tentativas corajosas e vitorias verdadeiras;
- Desenvolver uma cultura ou um sistema baseado em princípios, mostrando a coragem e a humildade de aprender e crescer continuamente.
O que se quer dizer com mudanças
As mudanças são as situações nas quais o desenvolvimento da empresa exige que a maioria das pessoas na organização aprenda novos comportamentos e novas habilidades. Essas novas habilidades precisam se somar a uma vantagem competitiva para a empresa, permitindo-lhe gerar um emprego cada vez melhor, em prazos cada vez menores.
Caracteristicas comuns aos líderes de mudanças
- Compromisso com uma forma melhor de trabalho;
- Coragem de desafiar as normas existentes; iniciativa pessoal para transpor as fornteiras definidas;
- Motivação própria e sobre os outros;
- Preocupação com o tratamento dispensado as pessoas e a sua preparação para o desempenho;
- Modéstia;
- Bom humor em relação a si mesmo e as situações.
Vejam também as Considerações sobre liderança - Matéria do blog http://disseamanuh.wordpress.com/2010/12/29/51/
Muito interessante.
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