Aprenda a posicionar sua marca para atrair e fidelizar clientes.
Plano de
negócios e identidade visual alinhados são decisivos na conquista de novos
mercados.
Com
a chegada do final do ano, muitas empresas aproveitam a ocasião para rever
metas e planejar as ações para o próximo ano. Rever o plano de negócios é
tarefa fundamental. Neste período, vale checar se as ações realizadas
correspondem ao que está descrito neste documento.
Mas, e a marca? Ela
atende à necessidade da companhia? Dialoga com seu público-alvo? Se a resposta
for não, talvez seja o momento de alinhar essa identidade com o que a
organização deseja.
Mesmo em pequenas e médias empresas – que muitas vezes não
se preocupam com a importância da identidade – a marca é o ativo mais
importante, e sua gestão correta tem papel importante no sucesso da
organização, pois ajuda na conquista de novos clientes e fidelização daqueles
que já trabalham com a empresa, já que as pessoas utilizam de um estímulo
visual para definir suas escolhas. Nesse sentido, uma marca que gere impacto
visual positivo e demonstre seus valores obtém vantagem competitiva.
"Hoje, oferecer apenas um produto adequado com uma estratégia de
trabalho correta não é mais garantia de estabilidade dos negócios. Independente
do ramo de atividade, investir na marca e criar valor para a própria identidade
é essencial no atual cenário", avalia Helio Moreira, diretor da NewGrowing Design &
Branding.
Colaboradores trabalhando pelo branding.
Uma
marca em harmonia com o conceito da empresa e a necessidade de seus
consumidores é fundamental, mas o branding começa na conscientização dos
colaboradores sobre o caminho que a empresa quer seguir e de que forma ela
deseja ser vista pelo público, parceiros, clientes e fornecedores. A gestão de
marca deve partir de dentro da empresa para conquistar o público externo.
E
o processo de branding ou rebranding (redesign de marca) é válido também para
empresas prestadoras de serviços. Neste caso, a marca ajuda a tangibilizar e
agregar valor ao serviço prestado, independente de seu tamanho e faturamento: "Não existe negócio sem identidade. Todo micro e
pequeno empresário que monta um negócio precisa criar um nome, uma marca para
ser reconhecida por seu público-alvo. A maioria investe em equipamentos,
estrutura, ponto comercial e não se preocupa em aparecer, mostrar sua
identidade aos stakeholders", ressalta Moreira.
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