sexta-feira, 6 de abril de 2012

O que é... Chairman.


É aquele que senta no trono, mas nem sempre o que manda no dia-a-dia.

Há pouco mais de um ano, eu usei este espaço para abordar o termo CEO. Mas, a julgar pelo número de mensagens que recebo solicitando esclarecimentos sobre a sigla, acho que muita gente não leu. Por isso, resolvi repetir a dose. Mas aí os leitores que leram vão dizer: “De novo?” Então, mudei a palavra-título para chairman. Não para disfarçar, mas porque chairman não deixa de ser a origem remota de CEO.

A tradução literal de chairman é “homem da cadeira”. Seu primeiro registro escrito na língua inglesa data de 1654, mas sua origem histórica é mais antiga. Reuniões sempre existiram neste mundo, desde o tempo das cavernas, mas durante séculos, elas não eram tão confortáveis como costumam ser hoje, com todo mundo refestelado em poltronas reclináveis.

Antigamente, na sala do trono, existia uma única cadeira, onde se assentava a autoridade máxima – o rei -- , enquanto o resto da corte permanecia em pé. Porém, reis eram transitórios, enquanto o trono – ou sua representação física, a cadeira – era permanente. Daí, quem era o rei? Aquele que estivesse sentado na cadeira: o chairman.

Mas e as rainhas, não se sentiam discriminadas pelo man? Aparentemente não, já que o termo “homem” foi usado durante séculos como sinônimo de “ser humano”. Na Bíblia, Deus adverte: “Lembra-te, este homem, que és pó”, e o recado obviamente incluía as mulheres. O exemplo resistiu séculos afora. Já no século afora. Já no século 20, em 1947, surgiria a Declaração Universal dos Direitos do Homem, assim mesmo, machista, embora sem a intenção de sê-lo. Foi a partir da década de 60 que os ventos mudaram. E aí surgirá a sigla CEO, que não cria confusão porque tem dois gêneros.

O significado de CEO é chief executive officer. Officer quer dizer “qualquer funcionário com autoridade”.  Nos Estados Unidos, um policial é chamado de officer. Chief quer dizer “principal” e excutive é isso mesmo, o que tem por função executar um trabalho. O CEO é, portanto, o principal funcionário executivo, o de posto hierárquico mais alto. Ou, em bom português, o presidente da empresa. No Brasil, até que alguém se preocupe com isso, a pronúncia de CEO é em inglês, letra a letra: “ci – i – ou “. Ou, tudo junto, “ciiou”.

Qual a diferença, hoje, entre o chairman e o CEO? O CEO tem uma função continua: a de se certificar, dia após dia, que seus diretores estão fazendo o que se espera que façam, e a de tomar a decisão final caso seus subordinados discordem de algum assunto ou tenham dúvida quanto à melhor decisão final caso seus subordinados discordem de algum assunto ou tenham dúvida quanto a melhor solução. Já o trabalho do chairman é temporário: ele só é chairman quando preside uma reunião do conselho de uma empresa, no máximo uma vez por mês. No resto do tempo, o chairman até conserva o prestígio do titulo, mas não tem funções executivas. É por isso que, em muitas empresas, a mesma pessoa tem duas funções: de CEO e de chairman. No mínimo, por uma questão de economia. Mas tudo isso depende: há empresas em que o dono é o presidente do conselho, ou chairman, enquanto o presidente, ou CEO, é um profissional contratado. E aí, quem tem mais poder de decisão, o dono ou o executivo? Só a prática responde. Por isso, em qualquer empresa, títulos são apenas isso, títulos, e o mais importante para quem quer deslanchar na carreira não é saber quem tem o mais vistoso. É descobrir quem realmente manda.
 
Artigos de Max Gehringer