1 – Perguntar “Você me permite fazer algumas observações sobre o modo como eu vejo sua forma de…? é uma maneira de demonstrar respeito além de deixar clara sua intenção ao dar feedback.
2 – Saber que feedback positivo
é aquele em que a informação é expressa sem ferir o orgulho do outro.
Você pode transmitir sua mensagem sem provocar resistência ou gerar
ressentimentos. Todo ser humano responde melhor a estímulos positivos do
que a criticas negativas.
3 – Perceber quando seu feedback não é desejado e respeitar isso. Esperar pelo momento oportuno é um dos requisitos para a arte de dar e receber feedback.
4 – Jamais usar feedback para
atacar alguém pessoalmente. Fazer isso e uma forma de agressão com o
pretexto de dar retorno. As pessoas não são seu comportamento. O fato de
alguém ter um comportamento inadequado não faz dele uma pessoa
inadequada.
5 – Observar seu corpo e aprender a
perceber o que ele diz. Febre, gripe, cansaço constante e outras
expressões de desequilíbrio energético podem estar apontando para
comportamentos que precisam ser mudados na vida. Considere essas
informações e tome uma atitude.
6 – Oferecer feedback com
intenção clara e positiva de ajudar a outra pessoa. Use uma linguagem
adequada e se certifique de que a outra pessoa entendeu sua intenção. A
não ser que tenha como finalidade contribuir com o outro, abstenha-se de
falar.
7 – Não criticar. Limite-se a
informações sobre a forma como você percebe o que aconteceu. Não
interprete, seja descritivo e fique com os fatos concretos.
8 – Manter a atenção para não cometer o erro de dar feedback subjetivo, comentando o que imagina estar acontecendo.
9 – Demonstrar que você se importa.
Relacione suas palavras a comportamentos específicos. Se seu funcionário
não tiver comprido o prazo para completar a tarefa, descreva o que
aconteceu e mencione apenas eventos relacionados a isso. Por exemplo: “Nós
estabelecemos o prazo máximo para a entrega do relatório no dia 10
desse mês e estamos no dia 14 e você não concluiu a tarefa, As
consequências do atraso para a empresa serão X”. fale olhando nos olhos e tenha certeza de que o feedback ocorre somente entre você e a e pessoa em questão.
10 – Pedir informações e detalhes sobre os pontos com os quais está em desacordo antes de sair dando feedback
negativo indiscriminadamente. Oferecer ideias para que a situação possa
ser resolvida . É fácil apontar falhas e defeitos, mas, se não estiver
disposto a colaborar, não saia falando mal.
11 – Evitar todo tipo de comentário que diz respeito á pessoa e não ao comportamento em questão.
12 – Manter uma atitude receptiva e
desarmada. Fique com o que considerar relevante e pergunte a si próprio
de que forma poderá usar essas informações para alcançar seus objetivos.
13 – Saber que você não precisa aceitar feedback indiscriminadamente, e poderá recusa-lo sempre que ele não for dado com respeito e como expressão de apoio.
14 – Não permitir que o orgulho e a vaidade o impeçam de aproveitar o feedback para crescer e melhorar.
15 – Ouvir com atenção e sempre procurar compreender o significado do feedback
16 – Manter a neutralidade em relação ao feedback que recebe. Substituía o impulso de defender ou justificar suas atitudes pela disposição de crescer com ele.
17 – Checar o feedback obtido e considerar somente o que reconhecer como verdadeiro.
18 – Mudar o que estiver fazendo sempre que necessário para poder seguir na direção dos seus objetivos.
19 – Mostrar apreciação e reconhecimento pela pessoa que traz feedback para você. Só alguém que se importa o bastante faz isso.
O homem superior age antes de falar e fala de acordo com sua ação.
Fonte: http://sucesso.powerminas.com/19-dicas-de-como-oferecer-e-receber-feedback/