sábado, 24 de março de 2012

O combustível chamado Feedback.


     O homem em geral é um animal que necessita viver em comunidade. Seu sucesso de vida depende obviamente de si mesmo, porém ele não consegue ser quem é se não relacionar-se com outras pessoas. A convivencia de um homem em determinada sociedade é que moldará quem ele será no futuro, ele acertará mas também errará e diferente do que a maioria das pessoas pensam, ele não aprenderá com seus erros, mas sim com as correções deles.
     Quem nunca ouviu o dito pular: "Falem mal, mas falem de mim"? Então, o homem tem essa necessidade de receber retorno de suas atitudes, seus feitos e seus erros também. Isso é pra mim o Feedback, com estes retornos as pessoas podem se direcionar, terem um norte para aquilo que elas estiverem fazendo. Seja no meio social, no trabalho, na igreja ou na escola. Não importa onde, desde que ele tenha e receba feedback.
     O Feedback é uma forma de motivação de equipe, onde um gestor pode e deve mostrar aos colaboradores, onde estão acertando, onde estão errando. Deve mostrar também aos colaboradores, onde eles podem chegar com seus acertos e como corrigir seus erros. Isso proporciona:

1.Melhor relacionamento do gestor com seus subordinados;
2.Maior interação entre a equipe;
3.Confiança e liberdade de ambos os lados;
4. Flexibilidade.

     Considere sua vida profissional como se fosse um balde, neste balde deve ser depositado um combustível que se chama feedback, esse combustível deve ser depositado com certa frequência, e com o passar do tempo, se não for colocado no balde, o balde simplesmente fura. Mas o que eu quero dizer com isso? Imagine um colaborador seu, que era o melhor funcionário da sua equipe, era o que melhor produzia tanto em quantidade quanto em qualidade, de repente ele simplesmente muda sua postura, começa a chegar atrasado, compromete o resultado da equipe, muda completamente seu comportamento.
Quando foi a última vez que vocês conversaram?
Quando foi mostrado a ele, sua importância no conjunto, a importância do seu trabalho?
O assunto é um tanto complicado, porque seu "balde pode estar furado" e se isso acontecer, você deverá trabalhar intensamente, depositando litros e litros de combustível, até que restabeleça confiança, relacionamento, liberdade e flexibilidade.


http://gestaoabessa.blogspot.com