Uma das grandes diferenças entre os profissionais de sucesso e aqueles que
apenas “trabalham para sobreviver” é justamente esta: a capacidade de
estabelecer e cumprir objetivos que são parte de uma estratégia profissional.
Reunimos cinco das principais dicas de diversos especialistas em carreira
para que você também possa ter atitudes vencedoras que contribuirão para o
sucesso da sua carreira:
1 – Estabeleça Metas.
Crie prazos e objetivos claros para a sua carreira. Ao fazer isto você
poderá acompanhar os resultados que estabeleceu bem como modificar algo que não
tenha ocorrido como o planejado. Isto também servirá para tirar as idéias do
papel à medida em que ao estabelecer uma meta para a sua carreira você terá que
se comprometer realmente com isto procurando maneiras que viabilizem os seus
projetos.
Lembre-se: quanto melhor detalhado este projeto maior será a visualização de
tudo que precisará acontecer.
2 – Atualize-se.
Não seja vencido pelo marasmo e pelo comodismo. Não importa se você está
começando sua carreira agora ou se já tem bastante experiência, se está
empregado ou procurando uma nova oportunidade. Estar atualizado é sua obrigação
e fator importantíssimo para a sua carreira. Pense no que você quer aprender e,
principalmente, no que você precisa aprender. Este conhecimento pode estar em
um livro, em um curso rápido ou até mesmo em um curso técnico ou em uma
faculdade. O importante é você ter certeza que continua aprendendo coisas novas
pois conhecimento nunca é demais.
3 – Participe mais.
Com certeza você já sabe que as empresas valorizam os funcionários que se
mostram sempre dispostos a ajudar, colaborar, contribuir seja com esforço, com
experiência ou com novas idéias. Mas diga sinceramente: o quanto você anda
contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da sua empresa e dos seus
colegas de trabalho? Se a resposta for positiva, parabéns, entretanto não
desanime, pois sempre é possível contribuir um pouco mais. Agora se a resposta
for vaga ou negativa, é hora de mudar de atitude pois ninguém é uma ilha que
viva isolado dos demais e indiferente ao que acontece em volta além de que você
também está sendo avaliado por isto.
4 – Apareça (O que não é visto, não é lembrado).
Cuide de seu Networking (rede de relacionamentos). Estes contatos podem te
trazer novas idéias para o seu trabalho, indicar novas oportunidades além de
oferecer um rico aprendizado através da troca de experiências. É importante que
você procure dar o melhor de si para o seu trabalho e a sua empresa mas isto
não te obriga a se isolar do mundo lá fora. Abra as janelas e tire o pó de sua
agenda, fará bem para a sua carreira e para a sua cabeça.
5 – Cuide-se.
Por mais que você seja um excelente profissional, a sua carreira pode sofrer
um revés e uma queda de rendimento se sua vida particular não estiver
equilibrada e os problemas começarem a afetar o seu trabalho. Cuidar da saúde
física e mental, procurar ter relacionamentos sadios e harmoniosos além de se
preocupar com o lazer e com o equilíbrio financeiro ajudam para que o
profissional possa se dedicar integralmente ao seu trabalho dando o melhor de
sua capacidade e sem estar preocupado com estas questões.
Cuidar-se é um dos pilares da empregabilidade.
Assim como o planejamento do seu trabalho diário, o futuro da sua carreira
depende de um acompanhamento de metas e resultados para que sejam alcançados os
objetivos estabelecidos.
Existe uma frase popular que explica a importância de se sonhar alto:
” Mire sempre na Lua, pois se errar ainda assim você estará entre as
estrelas. ”
Fonte: ProfissionaldeSucesso.com.br
http://www.profissionaldesucesso.com.br/Carreira5AtitudesPositivasparaSuaCarreira/tabid/1558/Default.aspx