terça-feira, 27 de março de 2012

Dicas de Sucesso – Estabeleça objetivos e realize sonhos!

Todos nós temos sonhos, desejos íntimos inabaláveis que nos acompanham no decorrer da vida. Todavia muitas vezes nos perdemos no oceano das tarefas diárias e problemas urgentes sendo impedidos de navegar em direção a eles.
Como sair dessa situação? Como concretizar aquele tão sonhado lugar ao sol que todos almejam. Todos querem seu quinhão de felicidade, mas a verdade é que poucos de nós chegamos lá. A única forma de não ser mais um no meio da multidão de desesperançados que abandonaram seus objetivos por uma vida monótona e sem grandes alegrias, é lutar para concretizar esses sonhos.
E como fazer para que sonhos se transformem em realidade? A primeira parte do processo é definir seus objetivos, transformando seus sonhos em metas e realizá-los com garra e determinação, etapa por etapa até alcançar o objetivo maior.
Abaixo seguem um pequeno trecho do livro VAI DAR CERTO de Jael Coaracy que nos dá dicas para realizar essa árdua tarefa:

Definindo objetivos

Um objetivo eficaz é aquele que depende só de você. Atrelar um objetivo à vontade de uma outra pessoa ou a circunstancia externa é uma forma de se sabota. Você pode ter o objetivo de se tornar diretor de uma empresa. Pode desejar casar e ter uma família. Também pode ter o objetivo de fazer amigos e se divertir.
Se desejar ser diretor da empresa, será preciso fazer um planejamento de carreira, adquirir as habilidades que lhe darão credibilidade, visibilidade e confiança necessárias ao cargo. Mas não poderá depender de outra pessoa para isso. Pode ser que o seu objetivo se concretize numa empresa diferente daquela em que trabalha atualmente, por exemplo. Estar preparado e disposto a construir a oportunidade que deseja é parte do processo de alcançar seu objetivo.
O mesmo acontece com quem deseja casar e ter uma família. Você pode se preparar para isso, crescendo internamente, desenvolvendo inteligência emocional e tornando-se confiante e atraente.
Se não souber o que deseja de um relacionamento e quais os valores fundamentais que busca no parceiro, poderá fazer escolhas erradas que não resultarão em relacionamentos felizes…

Checando seus objetivos

A capacidade de reestruturar um objetivo requer flexibilidade. A flexibilidade permite que você escolha uma outra forma de realizar o seu objetivo, quando uma circunstância nova se coloca entre você e a concretização da meta estabelecida.
Verifique se seus objetivos estão alinhados aos seus valores. Valores são ponto de referencia e estão relacionados com o que consideramos fundamental na vida. Se os seus valores estiverem em conflito com seus objetivos, não conseguirá se mover na direção desejada.

Apaixone-se pelo seu objetivo.

Motivação é a chave do sucesso. A paixão faz com que se tenha acesso a grandes doses de energia para se mover na direção da sua meta. Uma pessoa motivada pode superar obstáculos e desafios.
Visualizar seu objetivo concretizado o ajudará a manter o foco e a ter controle sobre as próximas ações.
Coloque num lugar bem visível um quadro com seu objetivo desenhado. Anote, passo a passo, ações necessárias, pondo uma data ao lado de cada uma delas. Desenhe um gráfico, coloque  uma figura que represente seu objetivo conquistado, escreva frases que o motivam, mantenha um registro das ações realizadas. Essas ferramentas irão apoiá-lo em todas as fases até atingir seu objetivo.
Assim como uma fabrica tem uma linha de produção composta por várias etapas até chegar ao produto final, uma meta precisa ser dividida em submetas para que a mente tenha clareza do caminho a percorrer, a fim de produzir o resultado desejado.
Se desejar alcançar vários objetivos ao mesmo tempo, poderá ficar preso a sensação de que há coisas demais para fazer, e desistir.
Pessoas que querem tudo ao mesmo tempo passam de um objetivo a outro, mentalmente, sem concentrar a energia na realização de qualquer um deles. Mire  um objetivo de cada vez e tome as ações necessárias.

Fonte: http://sucesso.powerminas.com/dicas-de-sucesso-estabeleca-objetivos-e-realize-sonhos