quinta-feira, 1 de março de 2012

A Lenda do Rio que Chorou



Há uma linda história indiana que conta que quando Deus criou o mundo Ele criou o céu, a terra e os oceanos. Logo em seguida, criou o primeiro rio e esse rio...chorou! Isso mesmo, segundo a lenda, o primeiro de todos os rios chorou. Isso ocorreu porque como era o primeiro de todos os rios ele estava inseguro do que ocorreria consigo. Diz a história que ele nasceu da primeira fonte gerada pela primeira chuva e que começou a crescer em volume à medida que sua extensão aumentava e com seu crescimento a vida aquática na água doce começou a aparecer. Sendo assim, após percorrer grande distância, acabou por avistar o oceano com toda sua imensidão e descobriu que era esse o seu grande destino: desaguar no oceano. Então ele tremeu com medo, pois o oceano era muito grande e acabaria por perder sua identidade e todo o seu esforço seria em vão. Então, quando desaguou no oceano pela primeira vez, o rio chorou. Diz a lenda que o barulho das águas de um rio ao encontrar as águas do oceano são as lágrimas inseguras do mesmo.

No entanto, após passar algum tempo, ele percebeu que não havia motivos para temer, pois não deixaria de ser um rio e sim passaria a fazer parte do oceano, a ser um pouco do oceano. E ao evaporar pela primeira vez, suas águas já misturadas com as do oceano tornaram-se chuvas que abasteceram os novos rios. Aproveitando essa oportunidade,  passou a contar para todos os demais novos rios que não temessem, pois o destino de todo grande rio era tornar-se parte e algo muito maior e isso perpetuaria sua vida!

Gosto muito dessa lenda, pois é repleta de simbologias, das quais a que mais que encanta é a que nos mostra que somos muito parecidos com os rios. Há momentos em que temos que nos entregar a um futuro desconhecido e ficamos temerosos, inseguros. Nesses instantes, olhamos para trás e observamos tudo o que vivemos em nossa existência e descobrimos que não há como voltar atrás. Somente nos resta ir adiante, apesar do receio e da dúvida. É exatamente o que ocorre com os rios. E da mesma maneira que ocorre com eles, também nos tornamos parte de um oceano chamado futuro, nos integrando à imensidão da vida, vencendo velhas fases e abrindo espaço para novas possibilidades! E assim  nossa existência se perpetua em sua grandeza. Portanto, não tema as mudanças em sua vida, mas tire proveito delas. Se está inseguro(a) com o seu futuro, tome suas decisões e siga avante, sem receios, pois um oceano de infinitas possibilidades aguarda por você!