segunda-feira, 5 de março de 2012

Postura no Ambiente de Trabalho



É impressionante que nos dias atuais e com tanta informação chegando a todo instante, ainda fortemente presenciamos nos ambientes corporativos o comportamento inadequado de muitos profissionais.
Confunde-se muito o próprio ambiente como uma extensão da casa ou do mundo particular e suas variáveis.
É estranho imaginar que a educação, a gentileza e a atenção em detalhes ligados a imagem pessoal muitas vezes são deixadas de lado e atitudes muitas vezes infantis e inesperadas são cometidas por pessoas dentro de uma organização, atos como o bate-papo fora de hora, piadinhas inconvenientes, utilização de locais impróprios para lanche, almoço e excessos de permanência longe do posto de trabalho, ainda aconteçam em todos os níveis empresariais.
Muitas destas atitudes são amplamente discutidas e acertadas, mas muitos parecem renegar a norma e seguem conduta indiferentemente da penalidade ou sem medo de qualquer ação disciplinar e podem destoar e desequilibrar um bom ambiente de trabalho.
Não que o local de trabalho seja feito apenas para o labor e a produção massificante, mas o respeito às normas e o bom senso no momento da necessidade da descontração, do alivio do estresse deve ter seu referencial adequado, orientando o empregado nesse instante a ligar o "desconfiômetro", tomar o "semancol" e agir com serenidade e respeito aos demais.
Notadamente não registro essa situação como uma critica e sim como uma triste percepção do trabalho corporativo que desempenho ao longo de 26 anos de labuta no trato de gestão de pessoas.
Mas os novos tempos estão chegando, e a nova geração me preocupa, mas também me reconforta ao pensar que tudo e todos podem finalmente ajustar postura pessoal com ambiente de trabalho e no final todos viveremos felizes para sempre.