quinta-feira, 8 de março de 2012

Dicas - Currículo

Abaixo uma repostagem com dicas para elaboração de currículo, seja em meio eletrônico ou papel.

Currículo no Papel
Um bom currículo traz apresentação pessoal (nome, endereço e idade), formas de contato (telefones e e-mail), formação, objetivos profissionais, históricos profissional e habilidades técnicas (fluência em idiomas e conhecimento em informática, por exemplo).

Dicas para um bom currículo
- Use uma fonte atraente, simples (as mais indicadas são Verdana ou Arial corpo 12);
- Organize o currículo para facilitar a leitura do recrutador;
- Tome cuidado com os erros de grafia e gramaticais (pedir para outra pessoa ler, ajuda a minimizar os erros);
- Em currículos em sistemas on-line (como o Linkedln), é interessante fazer versões em português e inglês, se tiver fluência nos idiomas.

Ordem dos Dados

Apresente-se colocando seus dados pessoais (nome, idade e endereço).
É imprescindível especificar seu objetivo, ou seja, mencionar em que área pretende trabalhar ou que cargo deseja assumir.
Em seguida, acrescente a formação, com destaque para cursos de nível superior e de pós-graduação como MBA e especialização).
Após a apresentação vem o histórico profissional. Comece pela experiência mais recente, com detalhes como o período em que trabalhou em determinada empresa, cargs ocupados, responsabilidades e resultados alcançados.
Caso já tenha passado por inúmeras empresas, ressalte as passagens mais importantes e condizentes com o objetivo profissional.

Preciso escrever carta de apresentação?

Não. Ela foi muito utilizada há alguns anos, mas hoje não é imprescindível, especialmente se repetir o que é descrito no currículo. Alguns consultores aprovam fazer introdução em e-mail que será enviado para alguém específico.

É melhor padronizar o currículo ou personalizae para cada empresa?
O currículo pode ser adaptado de acordo com os objetivos em cada empresa. Nesse caso, é preciso destacar o que é mais importante para cada vaga e que habilidades e experiências são relacionadas ao objetivo profissional que foi especificado para aquela companhia.

O que é dispensável num currículo?

- Número de documentos pessoais;
- Fotografia;
- Carta de apresentação;
- Número de filhos;
- Ações descritas em terceira pessoa (desenvolveu, fez, colaborou...);
- Viagens a passeio;
- Tabelas com dados;
- Textos extensos;
- Vocabulário difícil;
- Opiniões pessoais sobre determinada empresa;
- Estado civil

Principais erros

Supervalorizar habilidades e experiências (como dizer que liderou um projeto do qual apenas participou ou transformar inglês intermediário em avançado);
Limitar o currículo a uma página quando se tem mais informações relevantes para que o selecionador conheça seu histórico profissional;
Encher o currículo com informações irrelevantes, apenas para dar a impressão de "volume".
Dados e números confidenciais (podem ser deixados para a entrevista);
Usar fontes com firulas (prefira as simples, como Verdana ou Arial corpo 12).

Fontes: Alexandre Attauah (Robert Half); Bruna Dias (Cia de Talentos); Carolina Ignarra (Talento Incluir); Krista Canfield (Linkedln); consultores da Asap.

Currículo na Internet

Currículo on-line deve ser igual ao de papel?

Na internet, o currículo pode ter mais informação do que no papel, mas deve manter a objetividade, afirmam consultores. Assim será encontrado por programas que buscam documentos por meio de palavras-chave.

Como a empresa pode buscar alguém com determinada experiência, vale citar palestras, cusos on-line e interesses.

Objetivos profissionais devem ser mais bem explicados (há palavras diferentes para o mesmo significado, como secretária presidencial e secretária bilíngue).

Pessoas responsáveis por clientes podem incluir os mais relevantes. Isso aumentará as chances de o perfil aparecer em uma busca por palavras-chave, segundo Krista Canfiel, gerente sênior de relações públicas do site.

Fontes: Alexandre Attauah (Robert Half); Bruna Dias (Cia de Talentos); Carolina Ignarra (Talento Incluir); Krista Canfield (Linkedln); consultores da Asap.

Exemplo:

O que deve ser exposto em cada tópico do currículo, segundo consultores;
Nome, endereço e idade;
Alguns consultores consideram não relevantes informar estado civil e nacionalidade no currículo; outros oreinetam a incluir esses dados.

Contato

Telefones e e-mail.

Objetivo

O candidato deve ser claro sobre o cargo que pretende ocupar, a área em que quer trabalhar e os projetos que deseja desenvolver.

Perfil Profissional

Em forma de tópicos, descreva objetivamente atividades relevantes (como prêmios), seus pontos fortes e suas habilidades. Inclua de 3 a 6 tópicos, pois detalhes podem ser mencionados na entrevista presencial.
Se for jovem, detalhe aptidões profissionais e comportamentais para compensar a falta de experiência.

Formação

Informe nome de cursos que já fez (técnico com certificações, graduação, pós-graduação), nome das instituições, ano de conclusão do curso (ou de previsão de conclusão).

Idiomas

Liste apenas idiomas que conhece ou domina e informe o nível de conhecimento.
Exemplo: Inglês: leitura (fluente), escrita (intermediário), conversação (avançado).

Não é necessario colocar nome de escola ou nível em que está na instituição. Como não há padrão entre escolas. Fica difícil para o avaliador estabelecer qual é o conhecimento da língua dessa formação.
No caso de especificações de proficiência recentes, elas podem ser citadas, com a nota obtida.

Experiência profissional

Espaço para listar as empresas em que atuou (da atual para a mais antiga), o período em que ficou em cada uma, os cargos ocupados e as atividades realizadas (em forma de tópicos; no máximo seis).

É importante destacar realizações e resultados nos últimos empregos.

Profissionais com passagens por diversas empresas devem destacar as mais relevantes para o cargo pretendido. Se a empresa não for conhecida, mencione em que ramo ela atua.

Quem ficou fora do mercado por um período deve explicar o motivo. Não deixe lacunas de informação no currículo.

Referências profissionais

Alguns consultores recomendam incluir contatos de duas ou três pessoas com quem o candidato trabalhou e que possam falar sobre suas realizações e experiências. 

Informações complementares

Se for o caso, incremente o currículo com informações como participação em grupos de discussão e atividades não profissionais, como hobbies, cursos complementares à formação, viagens internacionais e voluntariado.

Deficiência

Quem tem alguma deficiência deve especifica-la no currículo, tanto para aumentar chances em empresas que precisam contratar pessoas com esse perfil como para que a companhia se prepare para receber o candidato. Durante a conversa, o recutador pode questinar sobre adaptações.

Fontes: Alexandre Attauah (Robert Half); Bruna Dias (Cia de Talentos); Carolina Ignarra (Talento Incluir); Krista Canfield (Linkedln); consultores da Asap.

Entrevista

Antes de ir para uma entrevista de emprego, é preciso se preparar. O essencial é fazer um balanço de objetivos e de qualidades e ter isso sempre em mente, com clareza.

Informe-se sobre a empresa, o segmento em que atua e que produtos e serviços vende. Essas informações estão disponíveis no site da companhia. Pesquise também sobre a história da empresa e a situação de seu ramo de negócios.

Como se vestir para entrevista?

De maneira discreta e compatível com o ambiente de trabalho. Algumas empresas, como bancos e escritórios de advocacia, exigem trajes formais.

A maioria das companhias, porém, não exige formalidade. Segundo consultores, é melhor errar pelo excesso do que pela falta (é melhor se arrumar demais do que de menos).

Algumas regras básicas são usar desodorante, evitar perfumes fortes e cuidar das unhas. Mulheres devem usar maquiagem e esmalte neutros.

Como agir na entrevista?

A entrevista é uma chance para candito e empresa se conhecerem. O candito deve prestar atenção às perguntas e respondê-las de modo calmo, firme e objetivo.

Para cada competência mensionada, é preciso citar dados que a comprovem (quem diz que é bom líder deve mostrar exemplos e resultados).

Aproveite a oportunidade para fazer todas as perguntas que desejar sobre a vaga e tirar dúvidas sobre o posto e a empresa.

Quais são os principais erros?

- Dar respostas prontas e usar clichês, como definir perfeccionismo como maior defeito;
- Falar mal das empresas em que atuou e de ex-colegas de trabalho;
- Faltar sem avisar com antecedência;
- Pedir salário exagerado, de mais de 50% do que recebe. É importante estar informado sobre a realidade do mercado e pedir, no máximo, 30% a mais;
- Querer conduzir a entrevista em vez de responder aos questionamentos;
- Faltar com transparência quanto ao desligamento de empresas em que trabalhou. Quando o entrevistador vai checar as referências, a história nem sempre é confirmada pelos ex-gestores;
- Perguntar sobre detalhes pouco importantes em uma primeira entrevista (como que modelo de celular a empresa oferece);
- Demonstrar ansiedade em excesso, como ligar todos os dias para saber o andamento do processo.

Posso ligar para a empresa se não receber resposta?

Sim. Na entrevista, peça uma previsão de prazo para preencher as vagas. Após esse período, se não houver resposta, pode-se ligar para a empresa responsável pelo processo de seleção.
Esse processo foi conduzido por uma empresa terceirizada, esta será resposável pela resposta, e não a empresa que oferece a vaga.

Fontes: Alexandre Attauah (Robert Half); Bruna Dias (Cia de Talentos); Carolina Ignarra (Talento Incluir); Krista Canfield (Linkedln); consultores da Asap.