- Coragem inabalável: baseada no autoconhecimento e na familiaridade com a própria ocupação. Nenhum seguidor deseja ser subordinado a um líder sem autoconfiança e coragem. E nenhum líder desse tipo consegue reter com sucesso por muito tempo um seguidor inteligente.
- Autocontrole: O indivíduo que não consegue se controlar jamais poderá controlar os outros. O autocontrole constitui-se num poderoso exemplo para os seguidores inteligentes.
- Agudo senso de justiça: Sem imparcialidade e justiça, nenhum líder consegue comandar e manter o respeito de seus seguidores.
- Firmesa de decisão: O indivíduo que oscila em suas decisões mostra que não está seguro de si. Não pode liderar outros com sucesso.
- Definição de planos: O líder bem-sucedido precisa planejar seu trabalho e cumprir o planejamento. O líder que aje por conjecturas, sem planos práticos definidos, é comparável a um navio sem leme. Mais cedo ou mais tarde vai bater nas rochas.
- Hábito de dar mais do que recebe: Um dos ônus da liderança é a necessidade do empenho, por parte do líder, em fazer mais do que ele próprio solicita de seus seguidores.
- Personalidade agradável: Nenhuma pessoa negligente e desinteressada pode tornar-se um líder bem-sucedido. Liderança implica respeito. Os seguidores não respeitam um líder que não seja altamente qualificado em todos os fatores que constituem uma personalidade amistosa e gentil.
- Solidariedade e compreensão: O líder de sucesso precisa ser solidário, compreendendo os seguidores e seus problemas.
- Atenção aos detalhes: Uma liderança bem-sucedida envolve atenção aos detalhes da posição do líder.
- Determinação de assumir plena responsabilidade: O líder bem-sucedido deve estar disposto a assumir a responsabilidade pelos erros e deficiências de seus seguidores. Se tentar transferir essa responsabilidade, não permanecerá como líder. Se um de seus seguidores cometer um erro e mostrar-se incompetente, o líder precisará considerar a falha como sendo sua.
- Cooperação: O líder de sucesso precisa compreender e aplicar o princípio do esforço cooperativo, bem como ser capaz de induzir os seguidores a fazerem o mesmo. Liderança implica poder, e poder envolve cooperação.
Fonte: Trecho do livro, Quem pensa enriquece.