sábado, 24 de março de 2012

Tudo começa na liderança.


Num ambiente coorporativo altamente dinâmico e competitivo como o nosso, para obter sucesso, as organizações precisam realizar investimentos em tecnologia de ponta, matéria-prima, máquinas e equipamentos, que sem dúvida alguma, são aspectos que favorecem o aumento da rentabilidade e sustentabilidade da empresa. Porém, o que determinará efetivamente o sucesso de uma organização, são as práticas, políticas e ações de gerenciamento das pessoas que ela aplica, pois são as pessoas o maior e mais importante ativo de qualquer organização.

São as pessoas que possuem inteligência e capacidade de transformação, sendo as principais responsáveis pelos resultados da organização. Assim, para gerenciar pessoas é pré-requisito ser líder.

Eu diria que tudo começa na liderança. Já ouvi dizer que as pessoas não se demitem das empresas, se demitem de seus chefes.

Então, a reflexão que proponho é a seguinte: Que atitudes estou tendo que favorecem ou não a retenção das pessoas da minha equipe?

Sou um líder atuante? 
Consigo dar suporte à minha equipe sempre que eles precisam de mim?
Estou disponível para atendê-los quando necessário? 
As pessoas têm as respostas que precisam em tempo hábil? 
Sou respeitado como gestor? 
As pessoas me percebem como uma referência de liderança dentro e fora da organização? 
Sei o que se passa dentro da minha equipe, que problemas acontecem? 
Tenho dedicado tempo e atenção à minha equipe, auxiliando-os na solução destes problemas?

Lidero pelo exemplo? 
Me preocupo com minha postura diante da equipe, seja no meu jeito de vestir, falar ou na forma como me comporto na empresa, como me refiro às pessoas de um modo geral (clientes, fornecedores, parceiros, funcionários de outras equipes ou departamentos, etc.)? 
Cumpro prazos estabelecidos? 
Sempre faço aquilo que combinei? ou vivo inventando justificativas para o que não dei conta de fazer?

Entreguei às pessoas uma missão? 
As pessoas da minha equipe estão bem orientadas e sabem o que fazer? 
Elas tem diretrizes bem definidas dentro da organização ou saem fazendo o que aparece pela frente sem a menor organização ou senso critico do que precisa ser entregue? 
Eles tem consciência da importância do cliente para nossa organização? 
Que valores norteiam as nossas ações? 
Eu trabalho alinhado com estes valores, servindo como exemplo para minha equipe?

Enfim, não adiantará ter cargos bem definidos, pessoas talentosas, competentes e bem treinadas, ou um pacote de benefícios atrativo; sem um verdadeiro líder, capaz de entregar à estas pessoas uma missão. As pessoas precisam disso: Um líder para seguir e uma “bandeira” para carregar.

Pense nisso!


Fonte: http://cristinaeustaquio.blogspot.com