quarta-feira, 14 de março de 2012

Entrevista de seleção


 Uma equipe de sucesso é constituída de talentos adequadamente identificados. Por isso, o processo seletivo torna-se cada vez mais importante dentro das organizações.
Dentre as várias técnicas existentes, a mais popular é a entrevista individual, que oferece baixo custo, é de fácil aplicação e ainda, rica em informações e impressões sobre o candidato.
Através do contato direto com o candidato, é possível percebê-lo de maneira global (comportamento, experiência, habilidades, etc), favorecendo uma avaliação mais criteriosa do seu perfil, comparando-o com o que é requerido pelo cargo, possibilitando maior nível de assertividade na decisão.
Apesar de ser uma técnica bastante usual e de simples aplicação, se a entrevista não for conduzida adequadamente, pode não fornecer dados confiáveis comprometendo o resultado do processo. Assim, faz-se necessário planejá-la e conduzi-la de modo tal, que ao final o entrevistador obtenha riqueza e segurança nas informações sobre o candidato, garantindo assim, sucesso do processo.
Alguns cuidados e atitudes do entrevistador, durante o processo, podem tornar esta etapa mais eficiente:
1. Preparo do ambiente da entrevista – Uma entrevista individual de seleção pede uma sala reservada (livre de ruídos e interrupções), com boa iluminação e confortável.
2. Quebra da ansiedade - Por mais que o candidato tenha pleno domínio das suas habilidades e competências, o processo seletivo gera ansiedade e tensão. Assim, uma conversa informal no início da entrevista, sobre algum assunto em destaque, um comentário sobre o tempo ou trânsito podem ser suficientes para relaxar e descontrair o candidato.
3. Pontualidade - É importante que o entrevistador não atrase o início da entrevista, para não aumentar a ansiedade do candidato.
4. Zelar pela imagem da organização - A empresa está formando suas impressões sobre o candidato, mas o contrário também acontece. Lembre-se então que no momento da entrevista, o recrutador está representando a empresa e portanto, gerando impressões sobre a organização no candidato. Então, para despertar interesse do candidato em aceitar a oferta de trabalho, é importante transmitir profissionalismo, transparência e credibilidade. A entrevista é a porta de entrada para que esta troca de impressões aconteça adequadamente.
5. Histórico do candidato – É importante que o entrevistador busque informações prévias a respeito do candidato que será entrevistado, através da leitura detalhada do currículo do mesmo. Isso dará segurança ao entrevistador, além da possibilidade de esclarecer possíveis dúvidas.
6. O roteiro de entrevista – Ao estruturar o roteiro da entrevista, deve-se ter como ponto de partida, as competências definidas para o cargo. Ou seja, só através do conhecimento das competências, habilidades e atitudes requeridas para o cargo é que será possível ao entrevistador, construir um roteiro de perguntas que favorecerão a ele, explorar se o candidato possui um perfil compatível e indicado para a função.
7. Feedback – A busca por uma oportunidade de trabalho gera grande ansiedade no candidato. Por isso, é importante que o entrevistador seja empático, procurando prestar todas as informações possíveis a respeito do processo, e principalmente, dar feedback sobre o andamento e próximas etapas. Mesmo o retorno negativo deve acontecer para não causar ainda mais ansiedade no candidato que aguarda pela resposta.