Existem basicamente 4
principais saberes de um Gestor Eficaz: saber liderar, saber motivar, saber
delegar e saber transformar estratégia em resultado.
Não adianta falar de planos, planejamento ou comprometimento sem antes conquistar a confiança das pessoas, criar um ambiente fértil para a motivação crescer forte e delegar as responsabilidades para as pessoas certas. Aí sim o gerente estará pronto para transformar todo o planejamento em resultado.
Mais do que um capataz com poder, que só dá ordens para os seus colaboradores, o gerente de verdade faz cada liderado acreditar no que ele acredita, a sonhar o seu sonho.
Saber Liderar
Existem chefes e existem aqueles que lideram. Os chefes têm uma posição de poder, ou autoridade. Mas aqueles que nos lideram de verdade , nos inspiram e nós os seguimos não porque temos que seguir, mas porque queremos seguir. Numa empresa todos sabem o que fazer, muitos sabem como fazer e quase ninguém sabe o porquê fazer. Os líderes que começam com o “porquê” são os que mais conseguem inspirar todos à sua volta. Os líderes de verdade fazem cada liderado acreditar no que ele acredita, a sonhar o seu sonho.
Saber Motivar
Chega de relacionar motivação apenas a prêmios, ações isoladas ou campanhas passageiras. Envolver e motivar as pessoas é uma questão de atitudes do dia-a-dia. Existem dezenas de cenas mostrando na prática as situações que agem como estimulante ou desestimulante para os funcionários.
Saber Delegar
Duas situações comuns entre muitos líderes são o medo de delegar e ter a tarefa mal realizada, por isso centralizam as atividades. Ninguém no mundo faz as coisas exatamente como você. Pode fazer melhor, pode fazer pior, mas igual, não existe. É uma tendência natural dos líderes quererem que seus liderados façam as coisas exatamente de uma determinada maneira: a sua maneira. Então procure: passar as informações necessárias, estabelecer prazo, escolher a pessoa certa, criar pontos de controle.
Estratégia x Resultado
É comum ouvirmos: “a estratégia era boa, mas foi mal implementada”. Isso está errado. Não há boa estratégia desassociada da boa implementação. Estratégia, no sentido que importa, é implementação. Resultado é fazer o cliente optar por você e não pelo concorrente.
Não adianta falar de planos, planejamento ou comprometimento sem antes conquistar a confiança das pessoas, criar um ambiente fértil para a motivação crescer forte e delegar as responsabilidades para as pessoas certas. Aí sim o gerente estará pronto para transformar todo o planejamento em resultado.
Mais do que um capataz com poder, que só dá ordens para os seus colaboradores, o gerente de verdade faz cada liderado acreditar no que ele acredita, a sonhar o seu sonho.
Saber Liderar
Existem chefes e existem aqueles que lideram. Os chefes têm uma posição de poder, ou autoridade. Mas aqueles que nos lideram de verdade , nos inspiram e nós os seguimos não porque temos que seguir, mas porque queremos seguir. Numa empresa todos sabem o que fazer, muitos sabem como fazer e quase ninguém sabe o porquê fazer. Os líderes que começam com o “porquê” são os que mais conseguem inspirar todos à sua volta. Os líderes de verdade fazem cada liderado acreditar no que ele acredita, a sonhar o seu sonho.
Saber Motivar
Chega de relacionar motivação apenas a prêmios, ações isoladas ou campanhas passageiras. Envolver e motivar as pessoas é uma questão de atitudes do dia-a-dia. Existem dezenas de cenas mostrando na prática as situações que agem como estimulante ou desestimulante para os funcionários.
Saber Delegar
Duas situações comuns entre muitos líderes são o medo de delegar e ter a tarefa mal realizada, por isso centralizam as atividades. Ninguém no mundo faz as coisas exatamente como você. Pode fazer melhor, pode fazer pior, mas igual, não existe. É uma tendência natural dos líderes quererem que seus liderados façam as coisas exatamente de uma determinada maneira: a sua maneira. Então procure: passar as informações necessárias, estabelecer prazo, escolher a pessoa certa, criar pontos de controle.
Estratégia x Resultado
É comum ouvirmos: “a estratégia era boa, mas foi mal implementada”. Isso está errado. Não há boa estratégia desassociada da boa implementação. Estratégia, no sentido que importa, é implementação. Resultado é fazer o cliente optar por você e não pelo concorrente.
Fontes:
1 - Saber Liderar - Vídeo Sangue, Suor e Lágrimas – conquistando o coração das pessoas.
2 - Saber Motivar – Vídeo Motivando Pessoas, 18 técnicas que podem motivar ou desmotivar os seus funcionários.
3 - Saber Delegar – Vídeo Aprendendo a Delegar.
4 - Saber Transformar Estratégia em Resultado – Vídeo Transformando a Estratégia em Resultado.